• contato@autismos.com.br

Vamos falar de símbolos? – Naty Sousa

Vamos falar de símbolos? – Naty Sousa

Vamos falar de símbolos?

Muitas deficiência possui seu próprio símbolo , isso facilita identificar qual é a deficiência da pessoa. Os que não possuem, são representados pelo simbolo do cadeirante. Porém três símbolos precisam de um olhar mais amplo e esclarecimento.
1- Laço do autismo: Ele é para identificar a pessoa autista, e está cada vez mais sendo aceito pela sociedade e fazendo parte de placas, ajudando assim a identificar a pessoa autista e a facilitar atendimento e em na necessidade de apoio..
2- O símbolo da NEUROdiversidade: Ele engloba deficiência ligadas à mente (precisei esclarecer essa parte de neurodiversidade também), é muito lindo e interessante. Porém e válido lembrar que todo autista é NEUROdiverso, mas nem todo NEUROdiverso é autista. Então, uma hora teríamos que ser representados por algum desses outros símbolos de deficiência.
3- Símbolo cadeirante: Esse símbolo já inclui várias deficiências e doenças, entre elas renal crônico e pessoas com outras doenças invisíveis. Então, se sua cidade ainda não aderiu o laço, não se desespere , o símbolo ♿ já representa todas as pessoa com deficiência.

Eu gosto do laço, me identifico com ele. Sou feliz por fazer parte de uma geração de autistas que lutam pela VOZ AUTISTA e pela minoria. Assim me sinto segura de dizer que gosto do laço, mesmo que eu seja minoria. Pois vão respeitar minha VOZ AUTISTA e minha escolha. Que cada um siga feliz com o símbolo que se achar representando, representatividade não é imposta, é quando algo ou alguém tem algo que nos identificamos. Ah eu gosto do azul também, sei que foi colocado gênero nas cores, azul menino e rosa menina, mas na minha opinião, Voz autista, cor não tem gênero. Então posso gostar de qualquer cor sem que isso afete meu gênero.
Eu também aceito todos com suas cores e símbolos, desde que isso não venha prejudicar ninguém.

Mas uma vez vou falar, se você quer infinito, use, eu apoio você.
Se você quer quebra cabeça, use, eu apoio você.
Se você quer verde, lilás, roxo, amarelo, cinza, use, eu apoio você. Como falei faço parte da geração que luta para que você tenha Voz, mesmo que seja minoria, mesmo que você seja o único a pensar assim, afinal, NADA sobre nós, sem Nós!

image3.jpeg

 

Naty Souza

Influenciadora digital,
autismos