• contato@autismos.com.br

Olhar além do diagnóstico é planejar sabendo que na sala de aula existe…

Olhar além do diagnóstico é planejar sabendo que na sala de aula existe…

Olhar além do diagnóstico é planejar sabendo que na sala de aula existe a diversidade.
Nós somos iguais na diferença, portanto, pensar a sua aula para atender as necessidades diversas de seus alunos é o que vai te levar a ter sucesso na inclusão.
É claro que algumas crianças com diagnóstico precisarão de materiais adaptados, de apoio e até de uma avaliação diferenciada, porém, todos os alunos merecem um olhar para sua necessidade.
Pode ser que José seja uma criança mais ativa e necessite de você ao lado dele.
Ou pode ser que Mariana seja uma menina super inteligente, mas que esteja passando por questões de insegurança.
Também, pode ser o caso de João, que tem Asperger e não tem habilidades de se comunicar e expressar com clareza suas dificuldades.
Viu como em sala de aula você pode ter perfis diferentes de necessidades especiais?
Portanto, quando for planejar sua aula, conheça seus alunos e pense nas necessidades individuais deles.
Pense também na maneira como eles serão avaliados.
Todos merecem oportunidades de mostrar seu potencial.
Você está lapidando diamantes.
O que você faz agora deixa marcar por toda a vida de seus alunos.

Renata Batista
Psicopedagoga

autismos