Inclusão é a nossa capacidade de entender e

reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver

e compartilhar com as pessoas diferentes de nós.

(Maria Teresa Égler Mantoan)

Gostaríamos de compartilhar nossas informações sobre a movimentação na internet acerca da possível PERDA DO DIREITO AO PROFESSOR DE APOIO:

Sabemos que existem 2 processos em trâmite STF com liminar concedida e que podem sim causar retrocessos na educação e direitos já adquiridos aos autistas e pessoas com necessidades especiais.

Vale lembrar que a Constituição Federal nos garante esse direito e não é justo que lei menor ou interpretação inadequada venha a nos privar de conquistas adquiridas desde 1988.

Nada é mais DEFICIENTE do que o PRECONCEITO

Nada é mais EFICIENTE que o AMOR… A INCLUSÃO!

Nós do Grupo de apoio educacional autismoS estamos com todas nossas forças buscando levar INFORMAÇÃO e INCLUSÃO a todos os cantos do BRASIL.

A inclusão escolar traz benefícios não somente aos alunos atípicos, por terem seus direitos salvaguardados, pela interação sociocultural, pelo aprendizado e valorização de suas potencialidades, mas também para todos:

* aos alunos neurotípicos, por aprenderem a lidar com o diferente, a desenvolverem novas maneiras de interagir com quem não fala, não ouve ou não enxerga, por exemplo. Essa necessidade de adaptação na socialização será extremamente importante no futuro das crianças neurotípicas. Se bem orientadas, elas se tornarão adultos mais bem

preparados para enfrentar os mais diversos tipos de ambiente profissional, acadêmico e até familiar — e poderão colher os benefícios disso;

* à escola, que se capacita para lidar com todos os alunos;

* ao professor, por exercer seu papel de mediador educacional e de socializador de todos os alunos, e não alguns, ou seja, um agente de transformação social.

Lembrem-se de que aprendemos mais com as diferenças do que com as igualdades e, na educação das sensibilidades, felizes os que veem na inclusão uma possibilidade de aprendizado mútuo e transformador para todos!