• contato@autismos.com.br

Autismo & Sexualidade – Fátima de Kwant

Autismo & Sexualidade – Fátima de Kwant

Nossa parceira, Fátima de Kwant, mais uma vez nos presenteia com um texto atual e pertinente:
Autismo & Sexualidade – Um tabu a ser quebrado

Falar de sexo ainda é um tabu, principalmente no que se refere à Educação Sexual dentro do lar, de pais para filhos. Não adianta ser liberado e dizer que falar de sexo é natural, pois as estatísticas mostram o contrário. Pais continuam tendo resquícios na abordagem com seus filhos adolescentes.

Qualquer pessoa bem informada sabe que a sexualidade é parte integral da vida e que não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é a energia que motiva a encontrar o amor, contato, intimidade e se expressa na forma de sentir, na forma das pessoas tocarem e serem tocadas.

A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, (inter)ações e tanto a saúde física como a mental. Apesar de polêmica, a Orientação Sexual nas Escolas tem sido uma fonte inesgotável de informações básicas sobre sexo para (pré) adolescentes no espaço educacional.

No colégio, são abordados temas relacionados ao sexo e, não raramente, os estudantes são estimulados a falarem e aprenderem sobre sexo, as sensações físicas e também sobre a parte emocional das relações sexuais.

Com um pouco de sorte estes adolescentes sentir-se-ão à vontade para discutirem o assunto também em casa, dando a oportunidade a seus pais de os conduzirem para uma vida sexual futura saudável e segura.