Inclusão é informação!

Grupo AutismoS

 

Entre os anos de 2018 e 2019, o grupo autismos lançou seu projeto mais audacioso, de formações continuadas gratuitas e certificadas para as redes de ensino. A formação de profissionais educacionais era de extrema importância, pois é na escola que a socialização acontece de fato. Ou seja, o principal papel da escola é a socialização. Nela, a criança/adolescente passa por diversas situações nas quais pode antecipar como será sua vivência extramuros. Afinal, quanto mais diversidade encontrar na escola: seja convivendo com adultos diferentes de seu meio familiar, ou relacionando-se com pares distintos, maior será sua preparação para a vida fora da escola.

Dessa forma, é importante que os professores educadores estejam aptos e preparados para administrar as situações adversas dos alunos:adaptação curricular, adaptação social, adaptação de materiais e de espaço. Nesse sentido, os professores nas formações do grupo autismoSreceberam o embasamento necessário para desenvolver todo esse trabalho adaptativo e de acolhimento.

O intuito da realização dos projetos foi decontribuir para o progresso da formação e do trabalho docente devido ao suporte que oferece ao desenvolvimento profissional, além de promover um crescimento pessoal e institucional, colaborando com possíveis mudanças na prática.

Desde 2018, o grupo trabalhou para ser referência na área educacional nacional sobre ainclusão de crianças e de adolescentes autistas, levando informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de seminários, cursos, formações continuadas e palestras gratuitas certificadas presenciais e/ou on-line aos profissionais da área da educação para ajudar o dia a dia escolar de crianças e de adolescentes autistas.

Para isso, contam com formadores, profissionais especializados –pedagoga/o; psicopedagoga/o; fonoaudióloga/o; fisioterapeuta; psicóloga/o; terapeuta ocupacional; fisioterapeuta; médica/o neuropediatra –, e depoentes, pais e pessoas no TEA, todos voluntários que levam suas vivencias e suas experiências tanto pessoais, quanto profissionais por meio de informações atuais de forma estruturada e dinâmica para melhor atender as crianças e os adolescentes autistas.

Seguindo, observem-se os números detalhadosdos 12.474 beneficiados com as ações do grupo, como: a realização do Seminário Anual sobre TEA, no mês de abril (mês da conscientização mundial sobre autismo); as formações continuadas gratuitas e certificadas (pela Uniasselvi) para rede pública e privada de ensino de Blumenau e região; palestras cursos presenciais e/ou on-line gratuitos e certificados:

Ano de 2018: 7.585 pessoas
1o Seminário de Sensibilização AutismoS:  Vivências no Autismo: 1.100
Formações continuadas: 1.519
Palestras: 946
Curso on-line tutores Uniasselvi: 4.020

Ano 2019: 4.889 pessoas
O 2o Seminário de Sensibilização AutismoS: explorando o universo autista: 1.200
Formações continuadas: 1445
Palestras: 983
Curso profissionais da Unimed: 100
AutismoS Presente Ação 1 on-line formação dos tutores/multiplicadores: 1.161

Ano 2020: 29.641 em andamento

Curso livre on-line gratuito e certificado sobre TEA(abril de 2018 a abril de 2020): 29.539 participantes

Seminário de abertura ano letivo Uniasselvi 2020:uma nova década se inicia: 102 ouvintes.

Por fim, o grupo autismoS levou informação sobre o TEA para mais de 42 mil pessoas, aumentando assim a rede inclusiva, desmistificando os mitos existente, mostrando, através de material cientificamente comprovado, a realidade vivida por pessoas com autismo e por todos ao seu redor.Afinal, todo conhecimento e todo aprendizado só são válidos, se compartilhados.